Seguidores

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Os trabalhos no Legislativo Municipal já iniciaram em 2012.

A primeira sessão do ano foi solene, realizada no dia 15 de fevereiro. Após a sessão de abertura dos trabalhos legislativos, a Câmara Municipal entrou de recesso automaticamente por conta do carnaval que iniciou na semana seguinte à volta aos trabalhos.



Neste espaço a Câmara Municipal autorizou a prefeita Madalena Hoffman (PSDB), a adquirir um lote para construção do novo Hospital no bairro Jardim América.
As atividades de fato iniciam amanhã terça-feira (28/02), agora em clima de eleição. Muito entrave deve de prevalecer na casa, os jogos de interesse por parte do executivo vai acontecer com mais frequência, recentemente a casa legislativa, aprovou emenda diminuindo abertura de crédito do orçamento que antes era de 80% para 5%, fato considerado inédito no município, onde antes o executivo tinha liberdade na abertura do orçamento em até 80%, (sem provocar o legislativo), agora restringiu para o patamar mínimo de 5%. Com isto a provocação no legislativo pelo executivo deve ser mais frequente. Muitos dos vereadores prometem concentrar neste ano na fiscalização da transparência do executivo, no que se chama “critica construtiva”, em tese o legislativo deve continuar dançando conforme a música. Em pauta, projetos polêmicos como o da Ficha Limpa para os servidores e secretários municipais, o projeto que isenta a taxa de contribuição para energia elétrica, e para encher linguiça “como de costume”, um monte de indicação e requerimentos devem ser apresentados pelos edis para saciar a cede do resto.

Na casa a prefeita Madalena goza de privilégio, com a base formada com maioria entre os nove vereadores, três fazem parte da tal base aliada; Vereadora Sara Royer (PSDB), Antonio Haminton (Bodinho) (PSDB,) Rato (PSD), participando desta frente também o PMDB, com mais dois vereadores, o Nego do Bento (PMDB) e De Nadai (PMDB), estes com parceria partidária desde a composição da chapa para eleição da prefeita Madalena Hoffman (PSDB) em 2008, onde a legenda partidária elegeu o empresário Ricardo Faccin (PMDB) como vice-prefeito. O (PT) Partido dos Trabalhadores, representa o legislativo com a presidência da casa, com dois vereadores o PT, têm se comportado com modéstia, na opinião do presidente vereador Macarrão, “à prioridade para alavancar os trabalhos desburocratizando a pauta”, neste tom a casa retoma confiança da população. Exemplo: projetos de lei oriundo, tanto do executivo como do legislativo são apreciados dentro do prazo. Macarrão (PT) com pequeno espaço de tempo devolveu a população o acesso da casa, acesso que foi obstruído em 2009, devido à obra da rodovia BR-163, na época tinha na gestão o ex-presidente Bodinho (PSDB), obra está iniciada pelo vereador Macarrão, tão logo que assumiu a presidência em 2011, foi conclusa no mesmo ano.

Hoje é possível a população entrar na casa de leis pela porta da frente.Para completar a composição do legislativo Municipal que é de nove vereadores eleitos em 2008 para um mandato de quatro anos 2009/2012, temos na retaguarda o Vereador Adécio Piran (PDT), que ainda não declarou que rumo vai nesta eleição, com atuação bastante polêmica, não decidiu se continua fazendo oposição ou não. O vereador Wagner Lopes (PR), representando o partido (PR) que tem um dos prováveis candidatos para disputar na oposição ao cargo de prefeito de Novo Progresso em 2012. Wagner sempre legislou com tom moderado, votando em favor do executivo, atitude que deve ser mudada para poder acompanhar seu partido (PR) que prega oposição ao atual governo Municipal. Com este quadro pouco muda no legislativo, onde o executivo mantem a maioria, a prefeita Madalena não deve ter trabalho para aprovar suas preposições neste ultimo ano para qual foi eleita. Madalena já tornou publico que é candidata a reeleição. As sessões no legislativo acontecem toda terça-feira as 19h00min, e são abertas ao publico. Fonte/Fotos: Redação Folha do Progresso.
leia mais AQUI

Publicado por Folha do Progresso fone para contato 93-35281101- Cel. TIM: 93- 81171217 e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br