Seguidores

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

'Crateras' tomam conta de ruas e avenidas da Cidade de Novo Progresso”



 

Para demonstrar pelo menos boa-vontade, a autarquia tentou minimizar o problema e iniciou uma operação tapa-buraco usando apenas cascalho e com a intensidade das chuvas virou um verdadeiro lamaçal, que poderia ser usado para fazer rally nas ruas de Novo Progresso.


Com a chegada do período chuvoso, um velho conhecido da população progressense e pela falta de manutenção nos últimos anos, está de volta com toda força: os buracos, que proliferam pelas ruas e avenidas da cidade todos os dias, causando transtornos e prejuízos. Há casos, porém, em que os buracos são causados pelo próprio poder público, que no entanto, não tem material para fazer os reparos necessários e obrigatórios.

Um caso que tem chamado a atenção é Avenida Jamanxin a principal de Novo Progresso, por ela circula centenas de veículos e pedestres durante o dia todo, os buracos já chegam a ser crateras, automóveis tem que desviar, fazendo um verdadeiro labirinto pela avenida movimentada e os pedestres tem que cuidar para não receber a lama contida neles em sua cara.

Buracos e alguns esgotos tomaram de conta das ruas e avenidas de boa parte da cidade e dos bairros, obrigando inclusive, motoristas e motociclistas a evitarem determinados percursos, que se tornaram intrafegáveis, por conta das crateras, que com a chuva se transformam em verdadeiras lagoas de lama. As situações mais gritantes podem ser observadas nos pontos de maior tráfego, como ao lado e na frente de escolas, avenida João Atilis e ruas que dão acesso aos bairros, além de outros.

Segundo a moradora da rua Cristalina, Joana Magalhães Silva, que reside no bairro há cerca de 10 anos, a situação de calamidade existe desde o ‘inverno’ passado. Ela revelou que no final da última gestão municipal, a cidade foi esquecida e que, por conta disso, os problemas só se agravaram com a chegada das chuvas, que têm castigado a cidade de Novo Progresso. "Tenho uma lanchonete em minha casa que está praticamente abandonada pela minha freguesia, afinal minha rua está um lamaçal só. Meu piso está vermelho só de sujeira que os carros jogam quando passam. As pessoas não aparecem mais, pois, é impossível sentar e ficar sossegado com esse transtorno. Devido a isso estamos passando por dificuldades, minha família só ainda não está passando fome porque meu marido é aposentado", comentou.

As últimas chuvas que caíram na cidade e região foram tão intensas que praticamente todo o asfalto das ruas e avenidas já citadas foram levados. A equipe de reportagem do Jornal Folha do Progresso conferiu que algumas ruas já estão tendo o acesso impedido pela sua estrutura física comprometida, devido à profundidade de alguns buracos. Uma vez que verdadeiros 'poços' estão sendo abertos involuntariamente, e muitas ruas estão intransitáveis, devido a água está formando valas canalizando e levando entulhos fazendo enormes crateras; em muitos casos o morador tem que providenciar acesso por pinguela para poder entrar e sair da sua residência.

A secretaria de obras alega que com volume de chuva nada pode ser feito, só alguns trabalhos emergencial serão realizados até o verão chegar. Em outros lugares (Ruas), para tapar buraco no asfalto foi colocado terra (cascalho) e com a chuva virou um verdadeiro lamaçal.

Fonte/Fotos: Redação Folha do Progresso




Publicado por Folha do Progresso fone para contato 93-35281101- Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br