Seguidores

sábado, 15 de junho de 2013

Índios liberam BR-163 mas podem voltar se reivindicações não forem atendidas


 

Índios liberam BR-163 mas podem voltar se reivindicações não forem atendidas.
Após três dias de protesto, os índios da etnia Kayapó decidiram liberar a BR-163, próximo a cidade de Novo Progresso no estado do Pará, hoje por volta das 10h30, depois de serem atendidos em Brasília com promessa de uma solução, fizeram uma reunião entre os indigenas e decidiram aguardar.

Eles aceitaram esperar o ministro da Justiça para uma solução perante as reivindicações dos índios Brasileiros, sobre as medidas adotadas pelo governo federal que segundo a Funai vem ao desencontro aos indígenas.(Leia as reivindicações) http://www.folhadoprogresso.com/portal/index.php?pg=not%EDcia&id=7355

No entanto, os índios vão aguardar na Casa do Indio em Novo Progresso, mais prometeram voltar a bloquear a rodovia federal e com mais rigor, se nenhum tipo de resposta concreta sobre suas reivindicações for apresentada até meados da semana. Caso não ocorra, a rodovia voltará a ser bloqueada novamente por tempo indeterminado. Os comentários na cidade que os indígenas cogitam derrubar torre de energia e queimar ponte caso tenha que continuar com a manifestação.

Transtornos

Entre os transtornos ocasionados pelo protesto na região de Novo Progresso, estavam o prejuízo financeiro gerado a empresários ou mesmo moradores da região que viajavam para cumprir compromissos de trabalho. Os motoristas pegos de surpresa pelo protesto dos índios da etnia Kayapó, viram-se obrigados a interromper a viagem pela região paraense e aguardar a liberação da via. A Polícia Militar acompanhou o movimento, visando evitar conflitos entre índios, motoristas e população.

Fonte/Fotos: Redação Jornal Folha do Progresso