Seguidores

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Estudo-Prefeituras desperdiçam 40% dos recursos

Um exemplo é Novo Progresso com orçamento estimado próximo a 20 milhões , escolas são deficientes e servidores mal pagos, com renda abaixo da média nacional.


Prefeituras desperdiçam 40% dos recursos

Um estudo elaborado por analistas de finanças e controle da Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Fazenda, estima que pelo menos 40% dos recursos gastos pelas prefeituras brasileiras no ensino fundamental são desperdiçados, seja por corrupção ou ineficiência da máquina pública. Um exemplo é Novo Progresso com orçamento estimado em próximo a 20 milhões , escolas são deficientes, e servidores mal pagos, com renda abaixo  da media nacional.

Nos últimos seis meses o município recebeu de transferência do governo federal , total destinado à ação do  Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB: a importância de R$ 4.889.210,93  (quatro milhões, oitocentos e oitenta e oito mil, duzentos e dez reais e dezenove centavos).
O estudo aponta que os recursos disponíveis são mais do que suficientes para o cumprimento das metas  do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Logo, o problema dos municípios seria a má gestão e não a falta de dinheiro.

De acordo com o levantamento, 4,9 mil municípios destinaram 54 bilhões de reais por ano ao ensino fundamental, no período de 2007 a 2009, sendo que 21,9 bilhões teriam sido desperdiçados, na estimativa mais modesta.

A conclusão aquece o debate sobre a necessidade de mais investimentos para a educação. O Senado está para votar projeto de lei do novo Plano Nacional de Educação (PNE) que propõe aumentar o gasto público com ensino para 10% do Produto Interno Bruto ao longo dos próximos dez anos. Fonte: Redação Jornal Folha do Progresso com informações.

Descrição Valor
Total destinado à ação Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB: R$ 4.889.210,93