Seguidores

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Eleitor pede impeachment do prefeito de Novo Progresso


 

O eleitor Progressense Juliano Simionato, entrou com um pedido de impeachment contra o prefeito Osvaldo Romanholi (PR) na Câmara Municipal de Novo Progresso , nesta quinta-feira (16/05). A péssima e grave situação que se encontra a saúde pública do município, motivou a atitude do cidadão.

“A Denuncia é pela prática de “INFRAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA” , figurando como denunciado o SENHOR OSVALDO ROMANHOLI, na atualidade exercendo o cargo de Prefeito Municipal de Novo Progresso- PA .”

Segundo relata o denunciante, o exercício da cidadania pressupõe indivíduos que participem da vida comum. Organizados para alcançar o desenvolvimento do local onde vivem, devem exigir comportamento ético dos poderes constituídos e eficiência nos serviços públicos. Um dos direitos mais importantes do cidadão é o de não ser vítima da corrupção.

O denunciante requer abertura de processo administrativo em desfavor ao prefeito Osvaldo Romanholi(PR), para saber para onde esta indo o dinheiro da Saúde do município de Novo Progresso. Milhões de reais foram recebidos pelo município de Novo Progresso nos últimos cinco meses e o estado crítico que está a saúde pública do munícipio motivou a fazer a denuncia, para saber o que estão fazendo com o dinheiro da saúde pública. Conforme a denuncia o prefeito também não prestou contas ao Ministério da Saúde, da forma que determina a legislação vigente, outro fator que leva a crer que tem indício de corrupção.

O prefeito tem agido de uma forma grosseira, ignorante, prepotente e arrogante, os vereadores vêm reclamando constantemente da atitude do Prefeito que se recusa a prestar informação ao Legislativo.

De acordo com o que solicita a denuncia, a presidência da Câmara tem que colocar para ser deliberado no plenário na próxima sessão de terça-feira (21/05), o pedido será colocado em votação no plenário e se aceito, será criada uma comissão para que os trabalhos sejam iniciados. Será aberto, então, o prazo para que o prefeito faça sua defesa e seja colocado em votação se o mandato dele será ou não cassado. São necessários seis votos (dois terços) dos vereadores, para aceitar e afastar o prefeito do cargo até que seja finalizado o processo e caso comprovado o que requer o denunciante, os vereadores decidem se cassam ou não o mandato do prefeito.

O processo de pedido de Impeachment do Prefeito Osvaldo Romanholi(PR), segue o que determina a Lei Orgânica do Município de Novo Progresso, o Regimento Interno da Câmara Municipal e DECRETO LEI 201/1.967.

Fonte:Redação Jornal Folha do Progresso