Seguidores

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Presidente seccional empossa nova diretoria da subseção de Novo Progresso



A cerimônia de posse, realizada na manhã desta sexta-feira, 16, na sede da Câmara Municipal de Novo Progresso, foi muito prestigiada pelos advogados e por autoridades locais. Participaram do evento, o delegado de polícia, Caio Carmélio Rocha Lobo, o major Eriberto Furtado - comandante da PM, o representante do Poder Legislativo Municipal, vereador Luizão, a advogada Cristina Bueno, presidente da subseção da OAB em Itaituba, acompanhada de sua diretoria, além de representantes de associações, amigos e familiares dos diretores empossados.

 
O presidente da seccional da OAB no Pará, Jarbas Vasconcelos, participou da solenidade e deu posse a diretoria. Em seu discurso, ele destacou a interiorização da Ordem. "A OAB precisa estar onde o advogado está. A nossa gestão assumiu esse compromisso e está cumprindo." 

Vasconcelos também falou sobre a concretização de um antigo sonho dos advogados de Novo Progresso. "Hoje conseguimos tornar realidade esse sonho dos advogados daqui, que por conta das distâncias territoriais, estavam desprotegidos, sem a presença da OAB.", afirmou o presidente e acrescentou: "A subseção mais próxima, Itaituba, está a 400 km de distância. Hoje a subseção é aqui e a classe poderá contar com o braço forte da Ordem nesta cidade." 

Por fim, o presidente reafirmou o compromisso de sua gestão com a defesa intransigente das prerrogativas e dos direitos dos advogados. "A defesa das prerrogativas é a nossa maior bandeira de luta. Mas somente unidos, temos condições de combater qualquer violação às prerrogativas dos advogados."

Após ser empossado, o novo presidente subseccional, Kleverson Firmino, falou sobre a importância da instalação da subseção. “Com a instalação da subseção da OAB em Novo Progresso, estamos efetivando mais uma conquista para o nosso município.” 

Segundo Kleverson, essa é uma conquista não apenas da classe, mas de toda a sociedade. “Não apenas para os advogados, mas para toda a sociedade, pois a OAB é reconhecidamente um patrimônio da sociedade, e seus dirigentes e integrantes não podem fugir à grandiosa responsabilidade que isto representa.” 

Diretoria 

Os diretores empossados foram: para presidente - Kleverson Fermino; vice-presidente - Aldo Santore; 1ª secretária - Maria Aparecida de Oliveira Guimarães do Nascimento; 2ª secretária - Célia Eligia Braga; e para tesoureiro - Leonardo Minotto Luize. 

Criação da subseção 

A inédita e histórica criação da subseccional, que atendeu ao pleito dos advogados que militam na região sudoeste do Pará, foi decidida em sessão do Conselho Seccional ocorrida dia 21 de maio deste ano, no plenário Aldebaro Klautau, na sede da OAB. Os conselheiros seccionais presentes naquela ocasião aprovaram, por aclamação, a criação da subseção. 

Pleito dos advogados 

O maior pleito dos advogados é ter um juiz titular na comarca. 

Na época em que foi aprovada a criação da subseção, o relator da matéria, o conselheiro seccional Edvaldo Caldas, ao proferir seu voto favorável, destacou como justificativa para a criação, o grande número de processos que tramitavam na única na Vara da Comarca de Novo Progresso - mais de 5.500 processos e mais de 3 mil pendentes de autuação. 

Hoje, essa realidade não é diferente. Ao contrário, ela piorou. Atualmente, tramitam na vara daquele município 11 mil processos, o que reforça o "clamor" por um juiz titular para aquela região. "O juiz que está atualmente em Novo Progresso é muito bom, mas não é titular. E os números mostram a necessidade de um juiz específico para a comarca. Esse é o nosso maior desafio hoje.", afirmou o presidente da seccional paraense da Ordem, Jarbas Vasconcelos. 

Segundo ele, “com a presença da OAB no nosso município, com certeza, essa luta ganhará novo gás e mais força a essa e outras lutas.”, concluiu. 

Fonte: OAB