Seguidores

sexta-feira, 30 de março de 2012

IBAMA VINCULA EMBOSCADA COM MUNICIPIO DE NOVO PROGRESSO

Noticia envolvendo o Município de Novo Progresso, repercutiu negativamente na imprensa nacional como se os progressenses querem impedir ação dos fiscais ambientais promovendo emboscada contra fiscais do IBAMA


O Jornal Folha do Progresso vem recebendo ligações de todo o território Nacional procurando informação sobre a emboscada contra agentes fiscais ambientais (IBAMA)s no município.


Para isto estamos esclarecendo e respondendo a pergunta de dezenas de pessoas que ligam para obter informação sobre a emboscada contra agentes fiscais do IBAMA ocorrido na cachoeira da Serra na ultima quarta-feira (28). O motivo que mais repercutiu na mídia Nacional, que na nota do órgão em Brasília (IBAMA) citou em seu portal na internet que o ocorrido acontece na BR-163, próximo à Cachoeira da Serra, no município de Novo Progresso.
Cachoeira da Serra é uma comunidade as margens da rodovia BR-163 localizada no KM 925 da rodovia que também é conhecida como Cuiaba/Santarem, e tem seu território pertencente ao Município de Novo Progresso. Embora faça parte deste contesto territorial todas as atividades incluindo eleitoral pertencem ao Município de Altamira inclusive o Município de Altamira mantem uma subprefeitura na comunidade que na verdade é o órgão responsável pela administração. Os problemas sociais da comunidade são resolvidos através da prefeitura de Altamira com a subprefeitura de Castelo de Sonhos. A comunidade de Cachoeira da Serra possui uma ligação muito mais próxima com o Município de Altamira e distrito de Castelo de Sonhos do que com o município de Novo Progresso que fica distante da cachoeira da Serra aproximadamente 160 (cento e sessenta)quilômetros.
O IBAMA mantem uma sede no Município de Novo Progresso onde já aconteceram vários protestos, o ultimo ocorreu quando pecuaristas passaram um cabo de aço em torno do helicóptero pedindo providencia do governo para liberar o gado embargado de uma fazenda no município. Nunca na historia deste município aconteceu outro tipo de ação, ação esta repudiada por todos os moradores desta cidade, sempre os atos aconteceram em forma de protesto dentro da dimensão da lei. O IBAMA fez um TAC com o munícipio para reduzir o desmatamento, de contrapartida retiraria a fiscalização do Município, fato cumprido pelos Progressenses e nunca foi cumprido pelo órgão que permanece no Município.
Esta emboscada divulgada pelo IBAMA vem junto à preocupação dos munícipes de que posa sobrar para os que nada devem, só pelo fato de aparecer o nome do Município de Novo Progresso onde tem um povo pacifico, ordeiro e trabalhador, preocupa a todos que de forma alguma concorda com tal atitude.
O que é preciso neste momento deixar claro, que esta emboscada é um ato isolado e não tem nada ver com a população de Novo Progresso, embora a jurisdição territorial de Cachoeira da Serra pertença a Novo Progresso, tem que se diferenciar e limitar a distancia e a situação e a localização da emboscada, caso a caso.
Agora cabe ao órgão ajudar a Justiça ilucidar o caso, até porque nunca antes foi visto algo parecido no município, “Homens encapuzados de Colete” dentro de uma vicinal enfrenta a Força Nacional e fogem mata adentro! No caso mais recente de emboscada no município o pecuarista entregou nome dos suspeitos para policia, posteriormente foram presos e liberados pelo delegado de plantão. Fonte: Redação Folha do Progresso/Foto Greenpeace
LEIA TAMBEM:-BR 163-Fiscais ambientais sofrem emboscada no Pará
Pecuarista sofre emboscada e bandidos atiram nele em vicinal
Publicado por Folha do Progresso fone para contato 93-35281101- Cel. TIM: 93- 81171217 e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br