Seguidores

terça-feira, 5 de março de 2013

Para “conter gastos”, Prefeitura decide fechar escola no interior de Novo Progresso


Fechamento de Escola Pública - Desemprego , dificuldade e atraso de vida e dificuldade para os alunos e comunitários de Novo Progresso

A Prefeitura de Novo Progresso, através de seu Prefeito o madeireiro Osvaldo Romanholi (PR), em pouco mais de um mês de governo, fechou as portas de uma escola  municipal de ensino infantil e fundamental “São Miguel”: Escola funcionava na comunidade do KM 1027.  

E assim caminha o setor da educação em Novo Progresso. A Prefeitura Progressense tomou uma decisão de fechar a Escola Municipal , frequentada por aproximadamente 50 alunos como uma das soluções encontradas pela atual gestão para “conter os gastos públicos”. Segundo o prefeito, Romanholi, se não forem tomadas medidas enérgicas como esta, agora, não será possível equilibrar os gastos do município. Ele disse que a Prefeitura tem um divida na ordem de R$ 15 milhões  e pretende pagar no seu mandato - medidas para conter despesas como  o fechamento de escola,  e outras deverão ser domadas. 

Segundo informou o Secretario de Educação do Município Senhor Eloido Bertolo ao Jornal “Folha do Progresso” a medida foi pactuada com a comunidade com a vinda do asfalto na comunidade os moradores vieram até ele solicitar o fechamento da escola. Os alunos estão sendo transportados para a comunidade próxima no quilometro 1000 da rodovia BR-163 no distrito de “Vila Isol” e outros para comunidade de  Alvorada da Amazônia,disse.  

A mudança foi atribuída ainda à obrigação primeira do município em atender alunos nos anos iniciais do ensino fundamental.  

Em um governo democrático com interesse de resolver os problemas da sociedade, todo o processo de esclarecimento à população deveria ter começado antes, para que a ideia fosse amadurecida e que  tomada à atitude mais acertada quanto à escolha da unidade escolar realmente deveria ser fechada. 

“Num processo democrático, com mais antecedência, é possível ver com mais calma a situação de todos os envolvidos, assim a população aprende como se manifestar e buscar seus direitos, fazendo seus questionamentos e participando ativamente dos debates”, não simplesmente fechar.... 

Apesar da escola fechada, no site do MEC continua recebendo recurso púbico.

Fonte: Jornal Folha do Progresso




Escola "São Miguel"Fechada


Publicado por Folha do Progresso fone para contato 93-35281101- Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br