Seguidores

sábado, 16 de março de 2013

Polêmica - Comunidade Km 1027 reivindica reabertura da Escola São Miguel



Moradores realizaram  reunião para solicitar reabertura da escola e rebatem pronunciamento do prefeito na rádio comunitária, alegando que na reunião realizada pelo secretário de Educação Sr. Eloido Bertolo, só tinha quatro moradores e o prefeito mentiu quando anunciou que comunitários concordavam com o fechamento da escola e só tinham (04) alunos para estudar.
Representantes da Comunidade rural do KM 1027, reivindicam a reabertura  de uma escola fechada pelo Prefeito recentemente, com alegação de não ter alunos e contraria a comunidade. 
 Eles alegam que as crianças são obrigadas a viajar todos os dias 27 quilômetros, para frequentar a escola do distrito de Vila Isol.
Os moradores da comunidade do KM 1027 as margens da rodovia BR-163, estão indignados com atitude do secretário de educação Eloido Bertollo(PR),  em ter fechado a escola que a comunidade ajudou a construir e cuidava com zelo do patrimônio adquirido no passado. 
O que trouxe mais indignação ainda foi o fato do prefeito ter usado a rádio comunitária , segundo os moradores para mentir, porque eles nunca assinaram está ata e sofrem juntos com os alunos neste transporte difícil e muitas vezes não tem hora para voltar. 
A reunião com os moradores na comunidade  do KM 1027, aconteceu na manhã desta sexta-feira(15/03), com a presença da imprensa de Novo Progresso, ( Jornal Folha do Progresso, Rádio Comunitária Cultura-FM e Jornal O Atual), chamados pela Comunidade para ouvir os comunitários. 
O relato dos moradores reabrem polêmica, no caso já havia sido anunciado anteriormente pelo prefeito e pelo Secretário de Educação do pedido da comunidade, para fechar a escola.
O Jovem filho de fundador representando a família Bart , Sr. Daniel Bart soltou lágrimas dos olhos em ver a escola São Miguel fechada e depredada, comecei estudar aqui  e minha família ajudou a construir está escola a 20 anos atrás , não é possível ver os alunos sofrendo e a escola abandonada e fechada, concluiu emocionado.
Os moradores deixaram bem claro a imprensa de Novo Progresso e a população de modo geral,  que os moradores residentes na Comunidade e aos arredores dela, não concordam com o fechamento da escola  e querem a reabertura da mesma o mais rápido possível novamente. 
“O fechamento desta escola  aqui na comunidade, que servia no dia-a-dia, a  inúmeros alunos  pessoas tanto da nossa comunidade, bem como também a outros moradores das proximidades, foi feita de forma precipitada, pelo atual Secretário de Educação Eloido Bertolo; ou seja, fecharam sem nenhum consentimento da população. Ninguém, mas, ninguém mesmo, foi consultado se podia ou não fechar a mesma”, declarou um morador . 
Segundo os moradores da Comunidade, só foi quatro pessoas até o  gabinete do prefeito e aceitaram fechar, ele não realizou reunião nenhuma com a comunidade que está revoltada com a situação dos alunos, que estão sofrendo para se deslocar para outras Comunidades para estudar, o acesso da rodovia nesta época do ano tem atoleiros e fica intrafegável, alunos já dormiram no atoleiro e os pais ficam preocupados sem saber o que fazer. 
Na comunidade os moradores salientam que o Secretário de Educação Eloido Bertolo, chegou até a Comunidade e alegou aos poucos que lá estavam que o Governo Federal mandou fechar a escola, estava dando muita despesa e que já havia decidido, não teria mais volta. 
Os moradores reunidos mostraram a imprensa o tom de revolta, em saber que ajudaram eleger o prefeito Oswaldo Romanholli (PR), para agora receberem este tratamento, deixando de modo geral todos indignados com atitude de fechar a escola. “Nós tivemos uma luta árdua no passado para conseguir trazer esta escola para perto de nós e de uma hora para outra, chega o pessoal da Prefeitura  aqui e fecha a escola,  sem nenhum tipo de Comunicação,  isto está completamente  errado”.
A população (moradores), relataram todo o assunto em uma ata que foi assinada pelos presentes na Comunidade, que serve como documento e vão enviar para o prefeito e para o secretário de educação, mostrando a verdadeira intensão que tem eles sobre a escola. 
Participou praticamente todos os residentes na Comunidade, pais e alunos  os realmente prejudicados com o fechamento da  referida escola e gostariam de poder  ouvir do atual Secretário, os motivos que levaram a atual Administração a mandar fechar a escola e com qual autorização de alegarem que somos a favor do fechamento, se tivessem nos consultados jamais concordaríamos com isto, unanimidade. Fonte: Redação Jornal Folha do Progresso
 

Moradores,alunos e pais.......Comunidade KM1027
 

Ata relatando o assunto
Fonte/Fotos: Redação Folha do Progresso

Publicado por Folha do Progresso fone para contato 93-35281101- Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br