Seguidores

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Casa de Apoio e Mini Indústria Processamento Castanha-do-Brasil dos índios Kaiapós já está em funcionamento em Novo Progresso

Casa de Apoio e Mini Usina de Castanha dos kaiapós é inaugurada


Representantes da empresa Norte Energia S/A (NESA) estiveram visitando Novo Progresso para realizar a entrega de 02 obras para os Kayapó Mekrãgnoti, sendo: 01 casa de Apoio e 01 Mini Indústria de Processamento de castanha-do-Brasil. Trata-se de importante conquista que refletirá em todas as comunidades, pois a partir de agora famílias inteiras, bem como aposentados, pensionistas e outros parentes que deslocam para Novo Progresso para resolver problemas possuem um lugar espaçoso, bonito e moderno para alojar.

A Casa de Apoio devolve a dignidade para os Kayapó que sempre abarrotaram as casas de seus parentes para se hospedar, ou mesmo a Casa de Saúde Indígena que sempre esteve lotada de visitantes, bem como, traz maior tranquilidade para os funcionários indígenas (parentes) que sempre receberam quantidades de pessoas acima de suas possibilidades para alojarem em suas casas, criando uma série de dificuldades para ambos.

As melhorias para os indígenas são frutos de propostas encaminhadas e aprovadas pelo PDRSX – Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu, da qual 01 representante Mekrãgnoti (Doto Takak-ire/Servidor da FUNAI) faz parte do CGDEX que é o Comitê Gestor do programa. Essas obras os Mekrãgnoti estão considerando como uma 1ª etapa sendo que a 2ª etapa foi aprovada no final de 2012 pelo PDRSX, ao qual propôs sua conclusão geral após a construção dos muros, portões, calçadas, grades e anexos, tanto na Casa de Apoio quanto na Mini Indústria de castanha.

No geral, A Casa de Apoio e a mini-usina da castanha, reflete grandes possibilidades dos Mekrãgnoti conseguirem se estruturar por completo através do PDRSX, pois se refere a um programa governamental que gira em torno do processo Belo Monte e seu plano de vigência será de 20 anos. Assim sendo, os Mekrãgnoti estão tendo enormes oportunidades de anualmente investirem seus objetivos em ações permanentes com possibilidades de impactos sempre positivos para suas sobrevivências.

Fonte: Instituto Kabu