Seguidores

terça-feira, 23 de abril de 2013

Eleitores devem regularizar titulo até quinta-feira (25)




Quem não votou nas últimas três eleições tem até quinta-feira para evitar que título de eleitor seja cancelado
 
O prazo do dia 25 de abril é para quem deixou de votar nas três últimas eleições consecutivas e não justificou a ausência, mas o leitor pode também comparecem para fazer a inscrição ou transferir o domicílio eleitoral, o encerramento do cadastro de eleitores, o prazo é outro  início de maio do próximo ano, prazo que encera o período de inscrições e transferência, a prioridade agora é para os faltosos que não compareceram para votar.


Em Novo Progresso a fila no cartório da 91ª Zona é normal, poucas pessoas estão procurando o atendimento para evitar que seu titulo seja cancelado. Muitos eleitores não precisam comparecer, porque deixaram de votar apenas em uma ou duas eleições e o cancelamento do título é para quem não votou nem justificou a ausência nos três últimos pleitos.

O prazo para os eleitores passíveis de cancelamento do título comparecerem ao cartório eleitoral para regularizar a sua situação começou no dia 25 de fevereiro. Na época, estavam precisando regularizar a sua situação, em todo o Brasil, aproximadamente 1,5 milhão de eleitores, em Novo Progresso um índice muito grande de abstenção ocorreu na ultima eleição  para prefeito 23.62%,equivalente a 4.132  (quatro mil cento e trinta e dois) eleitores faltosos que  deixaram de comparecer as urnas em 2012.
Pendências
A assessoria de imprensa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última sexta-feira, divulgou a informação de que, até então, apenas 59.549 eleitores (3,9%) haviam regularizado a sua situação perante a Justiça Eleitoral. Quanto ao estado do Ceará, as estatísticas do TSE apontam que 2.260 (3%) regularizaram as pendências que tinham até 19 de abril.

Esse trabalho de depuração do cadastro geral de eleitores para excluir quem deixou de votar e não justificou a ausência nas três últimas eleições consecutivas é realizado pelo TSE em anos que não coincidem com eleições. Em 2011, 1.395.334 eleitores tiveram seus títulos cancelados por não terem votado nem justificado a ausência nas três últimas eleições realizadas até aquela época. Em 2009, o total de documentos cancelados chegou a 551.456 e, em 2007, 1.640.317 títulos eleitorais foram cancelados.

Esses dados reforçam as informações de que muitas pessoas estão comparecendo aos cartórios, embora seja pequeno o número dos que estavam, realmente, com o título passível de cancelamento. Fonte: Redação Jornal Folha do Progresso