Seguidores

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Agressão ao Meio Ambiente-Vereador denuncia, "Flona Jamanxim" está sendo desmatada e órgãos ambientais (Ibama e Icmbio) ignoram desmatamento.



Agressão ao Meio Ambiente

Vereador denuncia Ibama e Icmbio - Flona  Jamanxim está sendo desmatada e órgãos ambientais ignoram desmatamento.

Na noite desta terça-feira (17/09) o vereador Luizão do PMDB, usou da tribuna da casa se leis, para denunciar os agentes fiscais do IBAMA e ICMBIO que atuam na região de Novo Progresso.

O relato foi feito na sessão pelo vereador Luizão (PMDB).

De acordo com ele é preciso acionar os chefes desta equipe que fiscaliza a Flona Jamanxim, segundo  Luizão  o IBAMA e ICMBIO, fazem vista grossa para o desmatamento.  A denuncia é grave e pela segunda vez consecutiva que vereadores denunciam os agentes ambientais, de fazerem vista grossa para o desmatamento na  região. A Flona Jamanxim com 1,301,684ha, esta situada em sua maior extensão (territorial)  no município de Novo Progresso  e com única estrada de acesso para entrar ou sair da Flona, todos  tem que  passar pela ponte no  rio jamanxim , mesmo local que o  ICMBIO/IBAMA mantém uma guarita e controla entrada e saída das pessoas. Combustível, tipo óleo diesel, gasolina são proibidos em grande quantidade, e máquinas pesadas tem que ter um destino certo ao contrário não passa pela guarita.

“Conforme denunciou o vereador a menos de 20 quilômetros da guarita, tem área desmatada e os fiscais ambientais tanto do ICMBIO e IBAMA passam por cima dela todos os dias e ninguém faz nada.” O Edil foi mais longe , “caso  alguém ousar de denunciar agressão ao meio ambiente para os fiscais ambientais que estão na região é bem fácil de ficar preso”, disse.

Na denuncia ele cita que sempre são os mesmos que desmatam, mas não citou nomes e afirma que o os órgãos ambientais sabem quem são, só não multam porque devem ser conivente com eles, acusou.

A denuncia pegou de cheio no legislativo e criou indignação perante a população que luta de uma forma ou outra, para diminuir o desmatamento no município e se depara com mais este constrangimento, aonde os que deveriam fazer o papel de casa estão na contramão.

O Vereador Luizão prometeu que  irá  até Brasília e  vai levar o caso ao conhecimento da ministra do Meio Ambiente, finalizou.

Fonte: Redação Jornal Folha do Progresso