Seguidores

sábado, 28 de setembro de 2013

Prefeitura de Novo Progresso adere ao Pacto pela Educação do Pará

Município assume meta de elevar Ideb em 30% até 2017



Município assume meta de elevar Ideb em 30% até 2017
O município de Novo Progresso, no sudoeste do Pará, foi o primeiro da região de integração do Tapajós a aderir ao Pacto pela Educação do Pará e ao Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae). A assinatura dos termos de adesão ocorreu na noite da última quarta-feira (26), na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Belém, com a presença do titular da Seduc, Cláudio Ribeiro, e do prefeito do município, Oslvado Romanholi.
Ao aderir ao pacto, o município assume o compromisso de atingir a meta de elevar em 30%, até o ano de 2017, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avalia a qualidade da educação em todo o país. Além disso, com a adesão, a prefeitura passará a ter acesso, por meio de transferência de tecnologia e apoio técnico, a diversos projetos.

 
Entre os projetos estão o de Apoio à Gestão Municipal, Qualificação da Gestão Educacional e Pnaic + Trilhas, que garante o uso de material didático do projeto Trilhas, do Instituto Natura, contando ainda com a parceria da Fundação Itaú Social, que fornece uma plataforma pedagógica para os professores e permite fazer um diagnóstico do rendimento de cada aluno na Provinha Brasil.
 
Com a adesão ao Sispae, a rede municipal de ensino de Novo Progresso passa a participar de um programa de avaliação permanente que será aplicado anualmente nas escolas paraenses, como uma ferramenta orientadora para o planejamento das ações na área da educação. O Sispae possibilitará fazer um diagnóstico preciso, com indicadores sobre o ensino, a gestão e socioeconômicos de cada escola, e de toda a rede de ensino.

 
Na área do ensino, o sistema avaliará o aprendizado em língua portuguesa e matemática, estabelecendo, neste primeiro ano de aplicação, uma linha de comparação com a Prova Brasil, exame que compõe a nota do Ideb. Em 2013, participam do Sispae estudantes do terceiro ano e da sétima série do ensino fundamental, e dos três anos do ensino médio, professores, diretores de escola e os responsáveis pela aplicação dos questionários.

 
Em todo o Pará, as redes públicas estadual e municipais de ensino somam quase dois milhões de estudantes. Segundo Cláudio Ribeiro, ao convidar os municípios a aderir ao pacto e ao Sispae, as garantiras de êxito e alcance de metas são fortalecidas, para cumprir o objetivo de melhorar a qualidade da educação básica do Pará, garantindo que o cidadão de cada município faça parte do processo de desenvolvimento econômico que ocorre em cada região do Estado.
 
 
No ato da assinatura dos termos de adesão, Osvaldo Romanholi destacou a importância da colaboração entre os entes federativos. “A responsabilidade da educação pública não está só no Estado, é de todos os entes federativos e, principalmente, dos municípios. O pacto pela educação vai orientar e fortalecer as entidades e terá muita importância para o desenvolvimento da educação do nosso Estado e do nosso município”, afirmou.

Fonte: Agência Pará