Seguidores

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Prefeitura compra gêneros alimentícios (merenda escolar) em loja de Pesca & Cia

Prefeitura compra gêneros alimentícios na loja popularmente conhecida como Panelão em Novo Progresso. Alimentos destinados ao Programa Merenda Escolar do Governo Federal.





Fato estranho entre as Contas  Prestadas pela Prefeitura de Novo Progresso no primeiro quadrimestre de 2013.


"Prefeitura compra feijão e leite no valor de R$ 6.691,00 (Seis mil seiscentos e noventa e um reais) em loja de pesca".


 
Deparamos com um fato curioso. Percebemos que na documentação mensal de Abril/2013, submetida à inspeção do TCM pela Prefeitura de Novo Progresso , consta como fornecedora  do Município a empresa constituída com CNPJ:24.687.600/0001-38 com Nome Empresarial “C PERINA ME”, com nome fantasia “PANELÃO PESCA & CIA”, com endereço na Avenida Jamanxim Nº 245, centro de Novo Progresso, pela venda de gêneros alimentícios, paga com recursos orçamentários da Merenda Escolar, do Governo Federal.

Surpreso com a transação, a reportagem do “Jornal Folha do Progresso “  , resolveu fazer uma visita à loja de venda de produtos de “Pesca & Cia” para comprar os produtos fornecidos a Prefeitura de Novo Progresso , Feijão e Leite.

E para fazer a prova, nela fizemos uma pequena compra, não de gêneros alimentícios, que lá não estavam expostos, porém de dois artefatos de pesca com comprovante de pagamento e fomos atendidos pela funcionária com o nome de "Fernanda", que ao ser indagada pelo repórter sobre vendas de produtos alimentícios, a mesma informou que não vende e que nunca vendeu, somente produtos para pesca e outros utensílios, conforme comprovante em anexo. 

A curiosa aquisição dos alimentos, se deu oficialmente através da dispensa de licitação, com alegação de decreto emergencial, em nome de quem opera a referida casa de material de pesca, no valor de R$ 6.691.000 (seis mil seiscentos e noventa e um mil reais), pela “aquisição de gêneros alimentícios, Feijão e Leite da marca Dobom, expediente, para a Secretaria de Educação destinados a Merenda Escolar.

Buscando uma explicação plausível para o fato, o Jornal Folha do Progresso  passou a investigá-lo. Descobriu de início que a empresa “C PERINA ME”, ainda que como atividade secundária, informou à Receita Federal que opera com “comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – supermercados”.  É o que, realmente, foi declarado ao Fisco federal. 

Cuida-se, portanto, de um plexo de atividades econômicas declaradas e ocultas enorme, para uma microempresa que assume ter como atividade principal o comércio varejista de materiais de “Pesca & Cia”.

Este assunto chama atenção  aos inúmeros comércios varejista do ramo de gêneros alimentícios existentes no município de Novo Progresso e a Prefeitura priorizar comprar destes produtos em loja de produtos de pesca e cia. Observem os senhores que em todos os documentos tanto de empenho, como de autorização de pagamento e nos pagamentos tem assinaturas do Secretário de Educação Eloido BertolloSecretário de Finanças Gilberto de Lima e do Prefeito Osvaldo Romanholi (PR). E todos são conhecedores que naquele estabelecimento “PANELÃO PESCA & CIA “, não existe venda de gêneros alimentícios.

A marca do feijão não é especificada na nota e o leite em pó integral “DOBOM”, procuramos em todos os estabelecimentos comercias da cidade  sobre esta referida marca de leite e não foi encontrado.

Estaremos encaminhando a denuncia com todas as documentações  a Câmara Municipal, para que as autoridades fiscalizadoras do município (vereadores)  tomem suas devidas providências.

Estes documentos serão também  objeto de uma ação específica perante a Justiça Federal e de representações ao Ministério Público Federal, bem como aos tribunais de contas da União e dos Municípios.

Fonte/Fotos: Redação Jornal Folha do Progresso