Seguidores

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Prefeitura coloca pneus entre as palmeiras em céu aberto: Novo criadouro de dengue em Novo Progresso

 
"Combate à Dengue: uma questão de saúde pública"- Enquanto as prefeituras do país todo, procura soluções para exterminar com os pneus que são os maiores responsáveis pelos criadouros de dengue.



Combate à Dengue: uma questão de saúde pública.

Está comprovado que a Prefeitura de Novo Progresso,  está pouco preocupada com a saúde pública dos seus munícipes.

O fato chamou atenção na cidade que já foi campeã em casos de dengue, combatido ferrenhamente pela ex-gestão,  agora pode voltar acontecer em Novo Progresso.  Tudo isto por uma atitude grosseira e prova de vez o despreparo e  incompetência da atual gestão.

Enquanto as prefeituras do país todo, procura soluções para exterminar com os pneus que são os maiores responsáveis pelos  criadouros de dengue, em Novo Progresso é colocado (foto) entre  as palmeiras, nos canteiros em torno da rodovia BR-163 que corta a cidade.

A denuncia foi feita na Câmara Municipal pelo  Vereador Chico Souza(PMDB), atitude estava sendo despercebida por população.

A verdade que o pneu não ajuda em nada, neste caso  as palmeiras  já estão  adultas e fica notório que ali vai proliferar  os mais novos criadouros do mosquito da Dengue, disse o edil.

A atitude (ideia) disse que partiu do Prefeito juntamente com o assessor Donizete, que arrumaram uma saída para esparramar os pneus e tirar dos lixões, esparramando pelo centro da cidade, é só esperar chover e mandar o pessoal da endemias fazer a coleta dos mosquitos, acusou.

O acúmulo de água nos pneus e reconhecido por qualquer criança de ensino inicial na sala de aula, até em casa pela educação maternal, esta atitude  prova a incompetência da Secretaria de Saúde, responsável pela fiscalização e controle de vetores em toda a área urbana da cidade. Deixar água parada em recipientes é uma lição que não está servindo para o próprio órgão, que orienta os agentes a cobrar dos moradores os cuidados básicos para evitar que o número de casos de dengue aumente. Em Novo Progresso, vindo uma chuva o local tende a se transformar num criadouro de larvas de dengue a céu aberto", adverte.

O pneu é matéria prima da borracha e sua vida útil neste caso é centenária, podendo ficar ali até o final do mandato do prefeito caso ele não resolva retirar. O Combate à Dengue é uma responsabilidade dos órgãos públicos e de toda população. O mosquito da dengue (aedes aegypti) se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população é a tomada de medidas que são de fundamental importância para a redução e quem sabe, a erradicação desta doença do Brasil. Fato este ignorado pelos administradores do município de Novo Progresso.

Fonte/Fotos: Redação Jornal Folha do Progresso


 

Criadouros e Medidas Preventivas

Na zona urbana os principais criadouros (depósitos) são os recipientes artificiais descartados indiscriminadamente a céu aberto pela população e que servem como locais de acúmulo da água da chuva. Desta forma todo e qualquer depósito deve ser protegido a fim de garantir a não atração e proliferação do vetor. Os objetos e/ou materiais inservíveis devem ser eliminados, em primeiro lugar pelos moradores e posteriormente pelos Agentes de Controle de Vetor nas inspeções de rotina. Os criadouros são principalmente os pneus, latas, vidros, garrafas, vasos de flores, pratos de vasos, caixas de água, tonéis, latões, cisternas, piscinas, tampinhas de garrafas, bebedouros de animais, entre outros. Muitas vezes, os pneus são responsáveis por reinfestações à distância. Por esta razão recomenda-se sua guarda em local coberto e protegido da chuva. A redução de recipientes que possam servir como criadouros é ainda o melhor método para se prevenir a disseminação de mosquitos e, consequentemente, de doenças transmitidas por eles.




www.folhadoprogresso.com.br