Seguidores

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Indios Kaiapós bloqueiam novamente a BR-163


Nesta quarta-feira 08 de agosto, os índios da etinia Kaiapó, fecharam a Rodovia BR-163 no Km 1070 a 15 km de distância de Novo Progresso.

Esse movimento se deu segundo eles, a tantas promessas do Governo Federam junto com a FUNAI e nenhuma cumprida.

Hoje por volta das 15:00 horas, nossa reportagem assistiu a primeira reunião dos líderes Kaiapós, nas dependências da CASAI de Novo Progresso, com o Secretário de Saúde Indígena Sr. Antônio Alves de Sousa, onde com ele também estavam alguns oficiais da Força Nacional e fora da CASAI, a segurança está sendo feita por homens da Força Nacional.

Os caciques falaram indignados ao Secretário, enquanto o Indígena conhecido por Doutor fez a tradução para o português.

Os Caciques disseram ao Sr. Antônio Alves a quem os Índios chamam de Cacique branco, que se ele tivesse resolvendo os problemas dos índios, não teria sido preciso acontecer nada do que está acontecendo, pois disse que só fecharam a BR-163, por que já havia o avisado já a muitos meses, do que estavam precisando.

Disseram que querem a construção de um Distrito em Novo Progresso com autonomia para resolver qualquer problema da Tribo.

Os Caciques disseram que é uma vergonha a casa do Índio está abandonada, por que não tem dinheiro para pagar nem os funcionários que deixaram seus trabalhos por falta de pagamento, alguns sem receber havia 06 meses.

Disseram também que já passaram cerca de três dias sem comer por que não tinha nada na dispensa.

Indignados gesticulando com as mãos apontadas para o rosto de Antônio Alves, disseram que até a comida como carne, frango e verduras, tinha que vir de avião de Itaituba, que da cerca de 01 hora e meia de voo até Novo Progresso.

Na ocasião falaram também que nas Aldeias, os índios formam fila no sol quente para tomar remédio nos Postos de Saúde e quando precisam de tratamento com o Pagé em outras Aldeias, não tem como ir por que não tem embarcação.

No fim da reunião convidaram o Sr. Antônio Alves para ver com os seus próprios olhos a situação das Aldeias, e que enquanto isso, as outras pessoas que o acompanham ficariam aqui em Novo Progresso aguardando o retorno.

Finalizaram dizendo que enquanto não for resolvida está situação, ninguém sairá da CASAI. No momento a situação está a seguinte: Cerca de 70 guerreiros estão de prontidão na BR-163 km1070, onde há aproximadamente cinco quilômetros de veículos parados. E na CASAI cerca de 100 guerreiros estão a postos e também preparados para manter a situação enquanto não houver uma resposta positiva

Fonte/Fotos: Redação Jornal Folha do Progresso / Por: Nildo Figueira