Seguidores

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Terra legal entrega titulos rurais em Novo Progresso


Foto:Agamenonmenezes,Madalena Hoffman,representante do terra legal de santarem Ivo Ledo.

 

O programa Terra Legal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) através da senhora Ludimila Carraro, coordenadora do Terra Legal de Brasilia e Ivo Ledo Coordenador do Terra Legal de Santarém-Pa, estiveram a frente dos trabalhos de regularização fundiária nos últimos dias na sede da Comimpro e fazendo trabalho de campo, em Novo Progresso e neste sábado(24/11), participaram da entrega de mais uma remessa de titulos de propriedades rurais do municpio de Novo Progresso.
Na oportunidade foi entregue mais (40) quarenta titulos, na maioria para pioneiros, pessoas que há anos sonham com este documento.
Em Novo Progresso, a entrega dos títulos definitivos foi realizada na COMINPRO, onde o anfritrião presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do municipio, senhor Agamenon Menezes enfatizou da luta e o empenho do sindicato para poder trazer o programa Terra Legal até o municipo. Agamenon aproveitou para lamentar da enificácia do INCRA, que deixa muito a desejar, citou exemplos da enificácia do orgão e no final lembrou que durante o processo de colonização da Amazônia o governo incentivou a ocupação da região. “As pessoas que ocupam as glebas federais em toda a Amazônia, estão lá porque foram convidadas pelo governo, agora ele tem a obrigação de legalizar as terras, finalizou informando aos presentes que poderam imprimir somente 11 títulos definitivos, por problemas da interrupção constante de energia e a péssima prestação de serviços na área de internet que possui Novo Progresso, mas que esses titulos vão ser impressos em Santarém-Pa e remetidos para o municipio para ser feito a entrega do restante em dezembro deste ano ainda.
Alguns processos não foram conclusos, mas estão em Brasilia para analise final e outros se encontram em Santarém, para proseguimentos nos trabalhos , a força tarefa não acabou, continua e vamos nos empenhar o máximo para poder em breve voltar e concluir nossos trabalhos, enquanto isso vai ficar duas equipes permanentes uma no distrito de Castelo de Sonhos (Altamira) e outra aqui em Novo Progresso, realizando os trabalhos, finalizou Ludimila Carraro.
A prefeita Madalena Hoffman, comentou da satisfação que tem em participar da entrega de títulos rurais e da iniciativa, além de trazer a segurança jurídica e permitir o acesso a políticas públicas de crédito e incentivo à produção, resgata a cidadania destas famílias. “O título da terra é mais do que a porta de acesso para políticas públicas é o direito de propriedade”,disse.
Entre os quarentas produtores que receberam o titulo definitivo de sua propriedade, chamou atenção o produtor rural Rubens Segatto e sua mãe que receberam o titulo definitvo após 25 anos de luta.
Ao receber o título do terreno, o dono se compromete a cumprir os requisitos legais como a manutenção da área de preservação permanente ou a reflorestar a área desmatada. Fonte/Fotos: Redação Folha do Progresso.








Servidor do INCRA Aquinaldo (Bolinha) entregando titulo para Dna. Popy Segato











Agamenom Meneses entregando titulo a produtora rural












Produtores



LISTA DOS PRODUTORES
 



Publicado por Folha do Progresso fone para contato 93-35281101- Cel. TIM: 93- 81171217 e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br