Seguidores

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Sensacionalismo- Programa da TV Record acusa que os Piratas da selva e traficantes de madeiras estão em Novo Progresso


(Foto:Castanha e Ismael Duvale-R7)


 
O programa do Último domingo 20/01/2013 da TV Record “Domingo Espetacular”, divulgou um vídeo com aproximadamente 17 minutos chamado por eles de “Piratas da Selva” , mas na realidade foi exclusividade para cidade de Novo Progresso.



Mostrou parte de uma ação feita por fiscais do IBAMA na região de Novo Progresso e acusou comerciantes de serem os devastadores da floresta e criarem boi pirata.

O principal foco da notÍcia foi os dois comerciantes do ramo de Supermercado Ezequiel (Castanha) e Ismael (Duvalle). Segundo o órgão são os principais desmatadores da floresta na região e no centro da Amazônia.

A dificuldade mostrada por eles na operação tem cortes e não mostra, por exemplo, a balsa toda afundando ( só mostra uma parte) , já o flagrante na madeireira deixa rastro de que a atividade ainda funciona no local e nada podem fazer.


Na reportagem mostram a apreensão de 500 cabeças de bovinos, mas sabemos que na época da apreensão havia mais de 1000 (mil) cabeças na propriedade, para onde foi os bovinos?


A operação foi coordenada pelo chefe do órgão no município, o agente Paulo Maues que acompanhou toda a operação.

A extração e comercialização da madeira no município é a maior fonte de renda e emprego na região, é o comércio que mais aquece a economia local, o recente prefeito eleito foi presidente da entidade representativa dos madeireiros(SIMASPA) e continua no ramo, pela segunda vez o município elege um madeireiro, isto mostra a força da categoria no município. O vice-prefeito é médico e pecuarista e teve gado apreendido pela operação Boi Pirata, com isto levou fama e o povo o elegeu como líder no município.

A repercussão da matéria foi quase imediata nas mídias , especialmente entre os ambientalista contra ação dos madeireiros e pecuarista na Amazônia, agem como se todos que aqui habitam fossem bandidos.

Super tendenciosa a matéria da rede Record , prato cheio para os que ignoram a realidade do povo trabalhador e ordeiro que não estão aqui pelo acaso, mas trazidos pelo próprio governo federal e abandonados na selva, hoje fazendo acontecer o desenvolvimento com seu suor ao descaso e inércia do poder público federal.

O abuso e o sensacionalismo usado na reportagem desconsidera o clamor do trabalhador que aqui está tirando o sustendo sem ter outras opções, não existe outras industrias que possa gerar renda e emprego para o nosso povo, esqueceu de citar na reportagem que a inexistência do governo federal no munícipio é tão grande e visível, mas passou despercebida pelos repórteres, focaram no sensacionalismo como se aqui estivéssemos num paraíso fiscal e esqueceu a reportagem de citar a simples ineficácia do governo federal, que é a inexistência dos órgãos essenciais para quem aqui vive; ex: para o trabalhador e para o idoso os dois tem que percorrer 400 quilômetros até a cidade mais próxima e peregrinar o mesmo caminho para chegar até um órgão do INSS e a uma junta trabalhista, que não existem no município.

Na reportagem eles afirman de estarem casando os desmatadores e mostram, Ezequiel (Casgtanha) e Ismael como os líderes e os dois não estão presos, nem foragidos, trabalham no dia a dia dentro de suas empresas e continuam a criar bovinos e abrindo fazendas; parecendo que o IBAMA é conivente com o caso.

Se é eles que os acusam e tem provas, porque não os prendem? Após está reportagem ser exibida, os piratas da Amazônia (Castanha e Ismael), são aclamados pelo povo como “Heróis da Amazônia”, e se fossem políticos certamente estariam em alta no município, agradeceriam a propaganda feita gratuita pela emissora.

Confira no vídeo como é a busca pelos traficantes de madeira no coração da Amazônia. Conhecida como operação “Boi Pirata”, repórteres da TV Record flagram uma indústria clandestina, escondida na mata e mostram quem são os homens mais procurados pela polícia da floresta. Fonte: Redação Jornal Folha do Progresso

Exclusivo: conheça a ação dos agentes especiais contra os piratas da selva...20/1/2013 22h22

Confira no vídeo como é a busca pelos traficantes



Publicado por Folha do Progresso fone para contato 93-35281101- Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br