Seguidores

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Emater promoveu palestra para melhoria da pecuária leiteira em Novo Progresso


Agricultores familiares da vicinal Celeste, em Novo Progresso, oeste do estado, foram alvos da palestra sobre administração rural que aconteceu sábado, 5, ministrada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). O evento discutiu a produção de leite com qualidade e manejo sanitário da ordenha, que inclui boas práticas de produção e manipulação do leite. A ação busca sanar algumas dificuldades enfrentadas na cadeia leiteira no município, como a qualidade do produto e a organização da propriedade.
Segundo o engenheiro florestal da Emater Fernando Araújo, Novo Progresso tem um histórico de pecuária extensiva e de desmatamento. Diante disso, a empresa busca uma nova alternativa de renda para as famílias com a diversificação da produção. Por conta da vocação da região para a bovinocultura, a pecuária leiteira surge como alternativa econômica. “Mas, a falta de infraestrutura e a forma inadequada de manipulação do leite, representam grandes entraves para a cadeia”, explica Araújo.
Entre as ações da Emater envolvendo a cadeia leiteira no município está a prática do pastejo rotacionado. A atividade exige menor espaço, menos mão de obra e maior rentabilidade. O Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é o primeiro passo para a regularização da propriedade, também será tratado durante a palestra. “O CAR incentiva o agricultor a valorizar os bens naturais da propriedade, que são as Áreas de Proteção Permanente (APPs) e a reserva legal”, enfatiza o engenheiro florestal.
A ação, que vai acontecer em oito comunidades rurais de Novo Progresso, está prevista no projeto de pecuária leiteira da BR-163.Texto:Kenny Teixeira - Emater

Publicado por Folha do Progresso fone para contato 93-35281101- Cel. TIM: 93- 81171217 e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br