Seguidores

sexta-feira, 29 de junho de 2012

ADEPARÁ ministra treinamento de operação do novo sistema de certificação sanitária da região



ADEPARÁ ministra treinamento de operação do novo sistema de certificação sanitária da região

O Egenheiro Agrônomo Cléssio Mendonça de Castanhal, e o Técnico em Informática João Victor de Belém (Foto), chegaram em Novo Progresso na última terça-feira 26/06 em parceria com a ADEPARÀ Regional, para ministrarem treinamento aos Agrônomos da região, de como operar o novo sistema de certificação dos produtos produzidos na região, o SEAPEC, que é um programa online onde contem todas as informações das propriedades rurais, e seus produtos cadastrados, para depois obter a certificação sanitária.
O que antes era feito através de papéis que abarrotavam os escritórios, (difícil de controlar), hoje já pode ser feito pelo próprio Produtor Rural através deste programa disponível na internet.
O treinamento consiste em ensinar como entrar no sistema para emitir o certificado sanitário de origem online, tanto na área de defesa animal quanto na área vegetal.
Para esclarecer melhor: Todo produtor que trabalha com exportação, precisa do certificado de Permissão de Trânsito Vegetal, para poder vender seus produtos para outros estados do Brasil.
Baseado neste documento que será passado para o Engenheiro da defesa animal Roberth, da ADEPARÁ Regional, que irá preenche-lo.
Depois de certificada, a banana é lavada e embala em caixas novas para não transmitir doença de um estado par o outro, e depois entregue em Curitiba, São Paulo, Goiás, Campo Grande, Belo Horizonte, Rio Branco Vilhena Rondônia, Sinop e Cuiabá, explica.
Segundo Roberth, esta banana infelizmente não chega a nossa mesa, disse que a banana que comemos que é plantada aqui, é de péssima qualidade, e quando comemos banana de boa qualidade é vinda de Santa Catarina, finalizou.
Novo Progresso 28/06/2012 /Jornal Folha do Progresso /
Por Nildo Figueira

Publicado por Folha do Progresso fone para contato 93-35281101- Cel. TIM: 93- 81171217 e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br