Seguidores

sábado, 23 de junho de 2012

Fechando dos comércios aos domingos e feriados reabre polêmica na câmara municipal

O vereador Adecio Piran defende o direito dos trabalhadores de gozar o fim de semana no convívio familiar (Foto-Ilustrativa)

A leitura em plenário na última terça feira (19) da preposição para cumprimento por parte de executivo, propondo o fechamento completo do comércio aos domingos e feriados, vem reacendendo debate, segundo o autor da proposta vereador Adecio Piran-PDT o objetivo e coibir abusos pela parte empresarial com trabalhadores da cidade.

O vereador Adecio Piran defende o direito dos trabalhadores de gozar o fim de semana no convívio familiar. “Não é justo que no único dia que o trabalhador tem para descansar, conviver com sua família, dá atenção aos filhos e passar algum tempo com sua esposa ou esposo, isso não ocorra porque um deles está trabalhando”.

Explicou o parlamentar que devido o concorrente abrir os outros também são obrigados a abrir para atender sua clientela, com isto todos os considerados grandes na cidade abrem e especulam o trabalhador que por sua vez são obrigados ao trabalho sem os direitos constituídos e ficam a mercê da obrigação sob ameaça de perder o emprego...

Adecio também argumentou que; entende que mesmo liberando o trabalhador para gozar sua folga em qualquer outro dia da semana, “ a situação não é a mesma”. E explica porque: “ os aniversários familiares entre a classe trabalhador são agendados nos finais de semana; os encontros e almoços familiares ocorrem nos finais de semana; os eventos religiosos – a missa ou o culto – tem um caráter diferente nos finais de semana e até o lazer como banhos, piscinas, passeios, cinemas e pizzarias tem um ar mais festivo nos finais de semana. Então é justo privar o trabalhador de tudo isso?” questiona o vereador. E por fim, pergunta: a quem interessa esse quadro atual? Quem ganha com Isso?

Mesmo sabendo que a classe empresarial vai criticá-lo, combatê-lo e até demonizá-lo, o vereador está disposto a continuar defendendo os direitos da classe trabalhadora. Ele inclusive já aprovou requerimento exigindo que a prefeita cumpra com o que determina o código de postura do munícipio desde sua criação e o faça em regime de urgência para discutir amplamente a questão com os setores envolvidos e interessados.

O assunto é bastante polemico na casa legislativa onde os Vereadores devem divergir sobre o assunto, mas segundo o edil esta preposição só pede para cumprir com que determina a lei, não precisa aprovar mais nada, já esta escrito e lei é lei , basta cumpri-la.

Fonte: Redação Folha do Progresso


Publicado por Folha do Progresso fone para contato 93-35281101- Cel. TIM: 93- 81171217 e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br