Seguidores

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Vereador-Voto aberto é a solução

Em discurso na casa legislativa o vereador Adecio Piran- PDT (Foto) disse ser favorável ao fim do voto secreto em casos de cassação de mandato.

O apelo do vereador foi objetivo e direto, clamou aos edis para fazer a revisão na lei orgânica do munícipio e no regimento interno da casa, que segundo Piran esta muito defasada com a nova realidade que vivemos. Grande avanço político teve nos últimos anos no país é necessário que a câmara atualize com a nova realidade, citou a ficha limpa.
Com o voto aberto a população poderia identificar quem vota a favor ou contra os anseios da comunidade. Ficaria fácil de identificar os vereadores pelo voto aberto, agora com este sistema (secreto) sempre gerará duvidas do voto.
Piran declara-se favorável ao voto aberto nos julgamentos de cassação dos mandatos de prefeito e outros.
Trata-se uma conduta, diz o vereador, tanto de omissão quanto de oportunismo. “Poderíamos acabar com isto agora, basta optarmos pelo voto em aberto, finalizou”.
Enquanto isto, o voto secreto vai funcionando como um biombo para que parlamentares, que nada mais são que representantes do povo, possam adotar determinadas posturas sem ser cobrados por agir de modo contrário ao que deseja a população. Recentemente uma sequencia de processos (denúncia) em desfavor do executivo foi reprovado pela câmara municipal, e os votos sempre ficam no anonimato, ninguém sabe quem vota a favor ou contra.
Para o vereador é necessário uma pressão constante da sociedade só assim acabará fazendo com que os parlamentares cedam.
Além da cassação, o voto secreto é previsto em outras situações na câmara municipal, como apreciação de veto da prefeita, indicação de autoridades e composição de mesas diretoras, entre outras. Fonte:Redação Folha do Progresso

Publicado por Folha do Progresso fone para contato 93-35281101- Cel. TIM: 93- 81171217 e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br