Seguidores

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Policiais Militares são denunciados suspeitos de tortura e extorsão

Foto: "Anselmo Lopes Pereira acusa policias militares de agressão" Ele se queixa de dores causadas por uma sessão de agressões e muros e ponta pés que o levou ao desmaio, até sangue pelo ouvido saiu, lamenta.

Compareceu na delegacia de Policia civil de Novo Progresso o trabalhador Charles Lopes Pereira, para fazer denuncia sobre espancamento seguido de sequestro e extorsão, pela policia Militar de Novo Progresso.
O Trabalhador Charles Lopes e seu Irmão Anselmo Lopes Pereira, Leonelson e Romeu se limitam a andar pela cidade com medo de represaria pela própria policia.
Anselmo sofre de epilepsia e após ser espancado pela Policia Militar o problema de saúde se agravou.
Ele se queixa de dores causadas por uma sessão de agressões e muros e ponta pés que o levou ao desmaio, até sangue pelo ouvido saiu, lamenta.
Em um relato corroborado pela família, vizinhos e advogada, Charles diz ter sido seguidamente torturado por policiais militares – após ser abordado por uma camionete com homens armados ele abandou a motocicleta e correu a pé para casa de seu irmão Anselmo que reside nas proximidades do ocorrido, foi agredido por ponta pés e socos pelos dois homens (policiais paisanos). No depoimento relata que o fato foi assistido pela sua esposa e filhos. Neste momento chegou Romeu e Leonelson que presenciaram os homens jogados no chão, e tão logo chegou uma viatura da policia militar onde eles ficaram sabendo que os homens paisanos também eram policia militar. Foi ai onde Leonelson pediu para não levarem Anselmo preso, neste momento um dos três supostos policiais descaracterizados lhe pediu dinheiro 2 mil para não prender Anselmo, sem saber o que fazer e vendo a situação do companheiro Leonelson fechou acordo em 1 mil reais, no local lhe passou 500 reais onde outro policial o acompanhou até agencia do banco do brasil para sacar o valor restante. No transito até o banco Leonelson ficou sob mira de uma arma e teve seus documentos e pertences sequestrado pelo policial que o acompanhava, após entregar a outra quantia o policial lhe devolveu os pertences. Leonelson reconhece os policiais e já prestou queixa junto à delegacia de policia. O caso já é de conhecimento da Justiça. Em relato ao repórter Nildo Figueira do Folha do Progresso eles temem que nada seja feito para que estes policiais sejam afastados da corporação militar, pensam em abandonar tudo ir embora da cidade, a família não dorme, as crianças quando enxergam um carro de cor vermelha correm com medo , pensam que é a policia, disse.
 
Violência
 
“Fui espancado, sufocado e levei socos e murros e pontapés, não sabia porque estavam me agredindo, cheguei a pensar que fossem bandidos, ofereci dinheiro para me deixarem, só faltou levar choques”, diz vítima.

Investigação

O caso esta na mão do Delegado de Policia Civil do município de Novo progresso Dr. Caio Carmello Rocha Lobo, que segundo informação já abriu procedimento e intimou a policia militar para encaminhar as fotos dos militares que se encontram com serviço no município, fato desconsiderado pela Policia militar até o fechamento desta edição. Todos os envolvidos foram ouvidos e passaram por exame de corpo de delito que confirmaram as agressões. Os primeiros fatos das investigações apontam para fortes indícios de que os denunciantes estejam falando a verdade, por isso o inquérito policial foi instaurado.
Cabe agora ao Delegado continuar a investigar e para dar continuidade às investigações a simulação dos fatos deverá ser feito. Assim, será possível confrontar as versões dos envolvidos e dos policiais suspeitos de extorsão e tortura. Caso as investigações apontem ainda mais indícios de participação no crime a prisão preventiva dos policiais pode ser decretada até que o processo termine.
Segundo informação dos envolvidos no caso, estes supostos policiais já estão prestando serviço em outra comunidade. Tem um ditado que bandido protege bandido e o que a sociedade progressensse quer neste momento que este não seja este simplesmente mais um caso de agressão de abuso de autoridade por policiais sem punição em nossa cidade.
 
Credibilidade

Caso arranha credibilidade da policia militar no município, para quem conhece os envolvidos sabe que se trata de pessoas de bem, por exemplo; O jovem Leonelson é filho da cidade, pioneiro tem historia no município onde vive com sua família, a tortura sofrida por Leonelson, Charles e Anselmo tira a credibilidade da policia Militar de Novo Progressso. “Esse episódio coloca em dúvida se esses homens que segundo o Major; precisaria mais quinze policiais (quantia necessária para a cidade), terá condições de diminuir a violência no município. Ainda mais quando os acusados são policiais militares”.
Explicação

Em programa na radio comunitária o comandante da policia militar do município, o Major Pedro Cardoso justifica a população as suas ações no município, ao mesmo tempo fala que policial corrupto tem que ser banido da corporação, mas alerta para que não sejam feitas fofocas, mas sim denuncias, com provas. Temos que enaltecer aqui a coragem destas pessoas que por si resolveram denunciar, lembrando de quantos casos igual a este ficam a mercê do anonimato sem ser divulgado. Agora os envolvidos no caso juntamente com a sociedade estão aguardando um posicionamento da justiça já que nada mais pode ser feito.

Fonte:Redação Folha do Progresso

LEIA TAMBEM

Publicado por Folha do Progresso fone para contato 93-35281101- Cel. TIM: 93- 81171217 e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br