Seguidores

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Novo Progresso não está cumprindo o acordo de Desmatamento Zero, diz IBAMA

"Argumenta "IBAMA" que Novo Progresso não está cumprindo o acordo de Desmatamento Zero e está entre os primeiros municípios do estado do Pará que mais estão desmatando".
Com exclusividade para Folha do Progresso, IBAMA divulga operação na região e fala sobre aumento do desmatamento no município de Novo Progresso.
Em conversa com a Coordenadora da Base de Novo Progresso, Poliana Nunes, nos repassou informação que o motivo da operação é manter a soberania, coibir o desmatamento ilegal, descumprimento de embargos e madeira ilegal, não somente em Novo Progresso mais em toda a região que compreende Altamira, Distrito de Castelo de Sonhos, Cachoeira da Serra, Itaituba, Distrito de Moraes de Almeida, sendo que a operação é por tempo indeterminado.

Está participando da Operação, o IBAMA, Policia Federal, Batalhão Policia Ambiental e Força Nacional, está sendo usado um (1) Helicóptero, que auxilia para fiscalizar os lugares aonde não tem como chegar por terra.
Segundo a coordenadora Poliana Nunes, o foco de desmatamento na "Flona do Jamanxim" detectado pelo ICMBIO, em Novo Progresso vai ser fiscalizado, já em Altamira e região e já está iniciou a fiscalização.
Poliana afirma que que Novo Progresso não está cumprindo o acordo de Desmatamento Zero e está entre os primeiros municípios do estado do Pará que mais estão desmatando.
Na última segunda-feira (09/04) foram apreendidos 03 (três) caminhões, com aproximadamente 50 metros cúbicos de madeira em tora ilegal(sem documento nenhum) e na serraria que receberia essa madeira, forma apreendidos mais 50 metro cúbicos de madeira em tora sem documento, 03 (três) motoristas dos caminhões receberam uma multa de aproximadamente R$ 5.000,00 (cinco mil reais) cada um e responderão por crime Ambiental, sendo que tinha mais um motorista que se evadiu do local, mais já estão investigando e assim que localizá-lo, responderá pelos mesmos crimes dos outros.
A madeira apreendida está sendo descarregada no terreno do Instituto Edson Royer, que solicitou a doação da mesma.
Sobre a emboscada sofrida pelo IBAMA, no começo do mês na Cachoeira da Serra a Sr(a) Poliana Nunes nos informou que está sendo investigada pela Policia Federal.Fonte: Redação Folha do Progresso/Foto:Arquivo Folha do Progresso

Publicado por Folha do Progresso fone para contato 93-35281101- Cel. TIM: 93- 81171217 e-mails para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br